Bases, Fru-fruta TV, Receitas, Sem Açúcar, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan

Como Fazer Leite de Castanha de Caju – Serie Leites Vegetais

12/05/2017 Por
Featured Video Play Icon

Muita gente me pergunta sobre o preparo dos leites vegetais. Tirando uma ou outra particularidade, a maioria deles é bem simples de ser feita em casa! Criei uma serie de leites vegetais lá no canal do youtube pra ensinar alguns e dar dicas do que fazer com eles e com o resíduo.

O primeiro vídeo da série foi o de leite de aveia, que é super prático e ótimo para usar em receitas. Agora é a vez do leite de castanha de caju,  que por ser mais gordurosinho fica bem cremoso e é ótimo para bebidas como achocolatados e cappucinos. 

O preparo é bem simples, e segue a mesma lógica da maioria dos leites de oleginosas (as famosas nuts): 

  1. Deixe a castanha crua de molho em água durante a noite (8 horas ou mais)
  2. Descarte a água do remolho e bata no liquidificador com água nova
  3. Quando o líquido estiver esbranquiçado e a castanha bem moída, coe com um pano ou voal
  4. Pronto!

O resíduo do leite acaba ficando com pouco sabor, pois a maior parte vai para o leite. Mas não jogue ele fora!! O resíduo continua sendo muito nutritivo e pode ser adicionado à mingaus, massas, bolos, muffins…

A proporção de água para a de castanha varia de acordo com a espessura desejada. Eu geralmente utilizo 1/2 xícara de castanha para 2 xícaras de água.

Para tomar o leite puro, com café ou pra preparar bebidas, eu gosto de adoçar um pouco e adicionar extrato de baunilha. O leite de castanha de caju pode até ser vaporizado pra fazer um capuccino bem mara!

É isso! Gostou da dica? Tem alguma dúvida?

Comenta aí!

Beijos,
Pati.

 

Comentários

Recomendamos também

Esse post ainda não tem comentários :( Seja o primeiro!

Comente