Bases, Fru-fruta TV, Receitas, Sem Açúcar, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan

Como Fazer Leite de Castanha de Caju – Serie Leites Vegetais

12/05/2017 Por
Featured Video Play Icon

Muita gente me pergunta sobre o preparo dos leites vegetais. Tirando uma ou outra particularidade, a maioria deles é bem simples de ser feita em casa! Criei uma serie de leites vegetais lá no canal do youtube pra ensinar alguns e dar dicas do que fazer com eles e com o resíduo.

O primeiro vídeo da série foi o de leite de aveia, que é super prático e ótimo para usar em receitas. Agora é a vez do leite de castanha de caju,  que por ser mais gordurosinho fica bem cremoso e é ótimo para bebidas como achocolatados e cappucinos. 

O preparo é bem simples, e segue a mesma lógica da maioria dos leites de oleginosas (as famosas nuts): 

  1. Deixe a castanha crua de molho em água durante a noite (8 horas ou mais)
  2. Descarte a água do remolho e bata no liquidificador com água nova
  3. Quando o líquido estiver esbranquiçado e a castanha bem moída, coe com um pano ou voal
  4. Pronto!

O resíduo do leite acaba ficando com pouco sabor, pois a maior parte vai para o leite. Mas não jogue ele fora!! O resíduo continua sendo muito nutritivo e pode ser adicionado à mingaus, massas, bolos, muffins…

A proporção de água para a de castanha varia de acordo com a espessura desejada. Eu geralmente utilizo 1/2 xícara de castanha para 2 xícaras de água.

Para tomar o leite puro, com café ou pra preparar bebidas, eu gosto de adoçar um pouco e adicionar extrato de baunilha. O leite de castanha de caju pode até ser vaporizado pra fazer um capuccino bem mara!

É isso! Gostou da dica? Tem alguma dúvida?

Comenta aí!

Beijos,
Pati.

 

Comentários

Recomendamos também

1 Comment

  • Responder Tatiana Ranullo 19/09/2017 at 8:04 pm

    Boa tarde!

    Por favor, li que a castanha de caju crua possui uma substância denominada “urushiol”, uma toxina que pode ser letal em grandes quantidades, bem como gerar dermatites ou inflamações na pele.
    Gostaria de saber se esse molho de 8 h inativa essa toxina, pq, pelo que eu vi, isso só acontece após ela ser assada, cozida, frita ou torrada.

    Parabéns pelo blog! É maravilhoso!

    Grata,

    Tatiana

  • Comente