Doces, Receitas, Receitas Doces, Sem Glúten, Sem Lactose, Sobremesas, Vegan

Doce de Abóbora Funcional

24/06/2015 Por
DSC_1205 copy

   

Inverno tem cara de festa junina…e festa junina tem cara de doce de abóbora!! Esse doce é uma coisa divina, né não?! E ainda é naturalmente sem glúten e sem lactose – VIVAAA!! MÃS, em contrapartida, é beeeeeeem cheio de açúcar refinado. Pra deixar esse doce maravilhoso um pouco mais saudável resolvemos inventar essa receita, que é adoçada com melado de cana e açúcar demerara: versões que trazem mais nutrientes do que o açúcar branco. E é por causa do melado que esse doce fica um pouco mais escuro do que o tradicional. Vem ver!

DSC_1200 copy

Mas então, o que torna ele funcional? Bom, pra falar beeem a verdade a gente nem gosta muito dessa palavra. Essa utilização desenfreada do rótulo “funcional” parece que vai ter o mesmo destino do “gourmet” e da “gourmetização” de todos os pratos do mundo. Mas enfim, esse papo fica pra outra hora. Colocamos o título da receita como Doce de Abóbora Funcional por que usamos amaranto e psyllium na receita (leia um pouco mais sobre os grãos saudáveis nesse post), adicionando um pouco de fibras, diminuindo o índice glicêmico e aumentando a sensação de saciedade do doce. 

DSC_1197 copy

Essa versão do doce tem bem menos açúcar que a tradicional, né pessoal?! Então é claro que ele não fica tão doce quanto aquele doce de vó. Se você for muito formiga, adicione mais açúcar demerara (que continua sendo mais saudável que o branco), mas aí é legal pensar em diminuir a porção de doce que você vai comer. Agora chega de papo e vamos ao que interessa?

Doce de Abóbora Funcional
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 300gr de abóbora
  2. 1 xíc coco ralado
  3. ½ xíc açúcar demerara
  4. 2 colheres de sopa de melado de cana
  5. 1 colher de sopa de amaranto em flocos (opcional)
  6. 1 colher de sopa de Psyllium (opcional)
  7. Canela a gosto
  8. Cravo em pó a gosto
Instruções
  1. Cozinhe a abóbora em uma panela grande. Quando estiver macia, amasse e adicione os outros ingredientes. Mexa até o doce soltar do fundo da panela.
Observações
  1. Esse doce fica com essa cor mais escura por causa do melado de cana. Se preferir, pode aumentar o açúcar demerara para não usar o melado. O amaranto e o psyllium são opcionais, mas são eles que adicionam fibra ao doce, o que ajuda a diminuir um pouco o índice glicêmico e dá sensação de saciedade. Servimos com coco fresco ralado e um tico de leite de coco. Hummmm!
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Não esquece de comentar, testar e nos mandar uma foto hein?! 🙂

Comentários

Recomendamos também

4 Comentários

  • Responder Franceane Riedel 25/06/2015 at 6:07 am

    Olá meninas!
    Que delícia este doce hein?! Posso usar abóbora hokkaido? É a mais comum aqui na Alemanha!
    Bjinhos

    • Responder Pati Bianco 25/06/2015 at 9:11 am

      Oi Franceane! Por aqui usamos aquela abóbora de pescoço para fazer o doce. Nunca testei com a Hokkaido… Se der certo, conta pra gente, hein?! Beijos!

  • Responder Receitas Juninas - Presunto Vegetariano 15/06/2016 at 5:15 pm

    […] Doce de leite vegano. ( Clique aqui) – Doce de abóbora funcional – Fru-Fruta. (Clique aqui) – Doce de batata doce roxa – Herbivoraz. (Clique aqui) Paula Lumi Vegetariana e […]

  • Responder Festa Junina Saudável! Delícias que fazem bem pro corpo e pra alma - Fru-FrutaFru-Fruta 28/06/2016 at 2:48 pm

    […] Doce de Abóbora Funcional (sem lactose/ sem glúten/vegano) […]

  • Comente