Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo

Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos

11/11/2016 Por
Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos | Receita | Pati Bianco | frufruta.com.br

Só quem já tentou, sabe: massas sem glúten e sem ovos gostosas, fofinhas e boas para trabalhar são raridade!! Depois de muitos testes, cheguei nessa “fórmula” de esfiha (ou esfirra, perguntei pro prof. google e ele disse que as duas formas estão corretas!)  que fica com um sabor ótimo e é modelável, permitindo o preparo dessas gracinhas árabes… versão restrições alimentares! 

Ela leva basicamente duas  farinhas: a de arroz e polvilho doce. Nenhuma delas apresenta lá grandes quantidades de fibra (especialmente o polvilho) e a receita ainda leva açúcar, por isso adiciona 2 colheres de sopa de chia, que enriquece a massa de fibras, proteínas e gordura boa. As sementinhas reduzir o índice glicêmico das esfihas… mas se não quiser colocar, ou substituir por sementes de linhaça dourada, fica a seu critério.

Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos | Receita | Pati Bianco | frufruta.com.br

Para quem pode consumir glúten, postei há algum tempo a receita de esfiha integral, que não leva leite ou ovos na massa e fica deliciosa!

Os recheios ficam ao gosto do freguês: carne moída ou frango desfiado para quem é da proteína animal, queijo para os vegetarianos, tofu com legumes para os veganos. As possibilidades são infinitas. Eu proponho uma rodada de “esfihas salada mista”: uma de cada jeito. Assim a festa fica completa e todo mundo sai satisfeito!  

Pode mandar brasa e soltar a criatividade que a receita rende bastante.

 

Ambas a farinha de arroz e o polvilho são farinhas bem branquinhas, então para dar esse aspecto de gema sobre a massa, utilizei uma mistura de cúrcuma (açafrão da terra)… e café!! Mas não se preocupe, não fica com sabor!

Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 300g de farinha de arroz integral
  2. 300g de polvilho doce
  3. 2 e 1/2 colheres chá de goma xantana
  4. 20g fermento biológico seco
  5. 4 colheres de sopa de açúcar demerara
  6. 400 ml de água morna
  7. 6 colheres de sopa (60g) de manteiga ghee (ou creme vegetal, para versão vegana)
  8. 2 colheres de sopa de chia
  9. 1/2 colher de chá de sal
  10. Unte e enfarinhe uma forma grande.
Para pincelar
  1. 1 colher (sopa) de azeite
  2. 1/2 colher (chá) de cúrcuma
  3. Gotinhas de café passado
Instruções
  1. Misture bem todos os secos. Faça um buraquinho no meio deles e adicione, aos poucos, a água, sempre mexendo. Incorpore a manteiga e amasse com as mãos.
  2. Separe bolinhas de 60g de massa e, com as maos úmidas, abra em discos. Coloque 1/2 a 1 colher de sopa de recheio dentro da massa e feche em 3 emendas, molhando um pouco os dedos para grudar.
  3. Coloque a esfiha na forma com a emenda para baixo e deixe descansando por 10 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno em 200 graus.
  5. Pincele as esfihas com uma mistura de azeite de oliva, cúrcuma em pó e gotinhas de café.
  6. Asse por aprox. 25 minutos. A parte de baixo das esfihas devem ficar douradas.
  7. Sirva morno.
Observações
  1. Rende aprox. 20 unidades
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/

E aí, gostou da receita?

Comenta e compartilha com os amigos 🙂


Conheça o canal do Fru-fruta no youtube!

Comentários

Recomendamos também

5 Comentários

  • Responder Silvia 13/11/2016 at 8:08 pm

    Pati posso substituir chia por linhaça ?

  • Responder Silvia 13/11/2016 at 8:11 pm

    Pati adorei sua receita, vou fazer, minha filha é a lergica a soja, milho, dentre outros alimentos.. posso substituir a goma xantana ( milho) por agar agar, pq tb nao achei CMC limpo p soja.. e posso trocar manteiga por oleo girassol ou coco?

    • Responder Pati Bianco 13/11/2016 at 10:38 pm

      Oi querida, pode trocar por óleo de coco, sim. O de girassol eu não sei, como ele não solidifica em temperaturas mais baixas, tem que dar uma testada. Mesma coisa com a goma… ela deixa a massa mais fofa, até dá pra tentar fazer sem. Nunca tentei com o agar! Testa e depois me conta se deu certo!!

  • Responder Receita: Esfiha sem glúten, sem leite e sem ovos – Equilibre-se 11/02/2017 at 6:05 am

    […] receita toda saudável e adaptável é da Pati, do FruFruta. Para quem não é vegano e não tem restrições em consumir ovo, pode haver a inclusão ok?! O […]

  • Comente