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Granola Salgada com Frutas Secas e Cúrcuma – Perfeita para saladas e sopas!

18/08/2016 Por
Granola Salgada com Frutas Secas e Cúrcuma - Perfeita para saladas e sopas! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

  Sem ovo | Fru-fruta   

Pra mim, granola é melhor que pipoca! Sou dessas que leva pacotinho de granola pro cinema sim, problem?  Essa versão é pra incluir a misturinha crocante em pratos salgados também! Uma granolinha feita com azeite de oliva, cúrcuma e que fica com um adocicado delicioso graças às frutas secas.

Pefeita pra adicionar um “croc-croc” e nutrientes em saladas, sopas, vegetais, lasanhas, tudo. hahahahaha! 

A cúrcuma, também conhecida como Açafrão da Terra é um alimento extremamente anti-infamatório, antioxidante e que potencializa o funcionamento do metabolismo. A curcumina, principal ativo da cúrcuma, é melhor absorvida se consumida com pimenta do reino e/ou azeite (fonte). Nessa receita, temos esse trio de ingredientes! 

Granola Salgada com Frutas Secas e Cúrcuma - Perfeita para saladas e sopas! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

A granola salgada é um potencializador de qualquer prato: é cheia de fibras, nutrientes e gordura boa. Não se prenda à lista de ingredientes que usei. Misture o que você tiver em casa e achar que vai ficar gostoso. Uma boa é colocar oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes. Não coloquei pois estava sem!! 

Como sempre digo: sua despensa que manda!

Granola Salgada com Frutas Secas e Cúrcuma - Perfeita para saladas e sopas! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Granola Salgada com Frutas Secas e Cúrcuma - Perfeita para saladas e sopas.
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Ingredientes
  1. 1/4 xícara de aveia em flocos grossos
  2. 2 colheres (sopa) de gergelim
  3. 2 colheres (sopa) paiço sem casca em grãos (opcional, pode ser mais aveia)
  4. 1/2 colher (sopa) de chia ou linhaça
  5. 1 colher (sopa) azeite
  6. 1/2 colher (chá) sal
  7. 1/4 colher (chá) cúrcuma
  8. pitada de pimenta do reino
  9. 1/4 xícara de semente de abóbora tostada ou semente de girassol
  10. 1/4 xícara de nibs de cacau
  11. 1/4 xícara de flocos de milho não adoçados
  12. 1/4 xícara de berries desidratadas (usei um mix de passas brancas e pretas, cranberry e goji berry)
Instruções
  1. Misture bem todos os ingredientes em uma assadeira, menos a semente de abóbora, o cacau nibs, os flocos de milho e as frutas secas.
  2. Asse por 20 minutos a 150 graus, observando e mexendo às vezes, para torrar por completo.
  3. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e adicione os outros ingredientes. Quando estiver completamente frio, guarde num pote bem vedado.
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/

E aí, gostou da dica? Deixa um comentário!

Beijos,
Pati.

Atenção: a aveia naturalmente não contém glúten, mas pode conter traços  por ser processada no mesmo maquinário que cereais que contém a proteína. Em caso de intolerância severa ou doença celíaca, procure por aveia sem glúten. Verifique a embalagem.


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Comentários

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2 Comentários

  • Responder lena 12/09/2016 at 2:38 pm

    Adorei!

  • Responder 8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina! 17/11/2016 at 11:10 am

    […] a receita no Frufruta e achei que seria uma ótima forma de dar crocância para sopas, saladas e qualquer outra […]

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