Receitas, Salgados, Sem Açúcar, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Snacks Saudáveis, Vegan

Homus de Grão-de-Bico – Para passar no pão, na tapioca, na cara….

30/01/2017 Por
DSC_0235

Ok, a parte de passar na cara era zoeira, tá?  Mas no pão e na tapioca fica mesmo INCRÍVEL! 

O homus, iguaria geralmente encontrada em restaurantes árabes, é basicamente um patê de grão-de-bico com tahine. E por isso ela é tão maravilhosa e nutritiva: leva só ingredientes bons e nadinha de leite de vaca, glúten, etc.

Eu sou fã declarada, assumida, viciada… Aqui em casa fazemos homus de  QUILO, e eu não estou sendo hiperbólica. E o mais legal é que ele é rico em proteínas e vegano, uma ótima opção para tornar suas preparações mais saudáveis e completas nutricionalmente.

Preparar esse patê é super simples. Você só precisa comprar o tahine, que geralmente fica na parte de produtos enlatados ou importados no mercado. Em casas de produtos naturais também é fácil de encontrar! E nem precisa se preocupar, essa pasta é 100% gergelim, sem nada de químicos adicionados.

Minha dica é consumir o homus com biscoitos salgados, bolacha de arroz, com cenoura ou vegetais em palitono pão… ou da forma que eu mais gosto: na tapioca! 

Eu faço assim: coloco a goma na frigideira e quando a panquequinha está quase pronta, rego com um fio de azeite. Isso deixa a tapioca bem crocante! Depois tempero com uma pitada de sal e coloco uma camada generosa de homus. Nem fecho, como ela feito uma “pizza”, mesmo! AI QUE FOME!!!

Tá, chega de papo. Bora pra receita?

Homus de Grão-de-Bico
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 e 1/2 xícara de grão-de-bico cozido
  2. 1 xícara de tahine
  3. 1 dente pequeno de alho
  4. 1/4 de xícara de azeite de oliva
  5. 1 colher de chá de sal
  6. Sumo de 1 limão
  7. água do cozimento do grão-de-bico
Instruções
  1. Adicione todos os ingredientes, menos a água do cozimento, no liquidificador.
  2. Aos poucos, coloque a água apenas para ajudar a bater. Quanto menos água, mais cremoso fica!
  3. Quando chegar a uma textura homogênea, tá pronto!
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Gostou?? Comenta né?!

Beijos,
Pati.

 

Comentários

Recomendamos também

3 Comentários

  • Responder Marisa 31/01/2017 at 12:26 pm

    Não tenho intolerância à nada. Mas, minha neta Marina, sim. Alergia a proteína do leite. Adoro fazer bolos e doces, e a partir do nascimento dela tive que adaptar minhas receitas. O problema é que ela não pode com nada que tenha a proteína, e a maioria das receitas além de eliminar a proteína, elimina glúten, açúcar, etc,etc. Muito difícil.

    • Responder Walkiria p Naves 02/02/2017 at 2:00 pm

      Olá Marisa, se a sua neta só tem alergia à proteína do leite você pode adaptar as receitas que tem substituindo o leite por água ou leite vegetal.O difícil mesmo é quando além da alergia ao leite há também alergia ao ovo.Eu tenho intolerância à lactose, ao glúten e a soja e por isso retiro o leite ,a manteiga ,o óleo de soja e a farinha de trigo das receitas.Você pode fazer bolo de cenoura que não leva leite e usar a farinha de trigo(eu faço com farinha de arroz)A cobertura pode ser feita com cacau em pó (que não tem leite)e leite de amêndoas.Faço bolo de milho verde com milharina e no lugar do leite coloco água e fica perfeito.
      Teste as receitas daqui da Pati que são ótimas.Boa sorte para você e sua netinha.

  • Responder Irene 14/02/2017 at 9:31 pm

    Está sendo muito difícil para mim lidar com as intolerâncias ao ovo,leite, banana, glúten, lactose um pouco a aveia .As receitas tem ajudado muito. Por vezes fico contente com uma receita e lá vem a biomassa de banana.O que eu precisava era de um livro de receitas sem isto tudo. Beijinhos e obrigada.

  • Comente