Artigo, Nutrição Funcional, Vida Saudável, Yasmim Amorim

Mantenha sua imunidade bem nutrida – Dicas para continuar saudável durante o inverno!

10/05/2016 Por
Mantenha sua imunidade bem nutrida - Dicas para continuar saudável durante o inverno! | Yasmim Amorim | Fru-fruta

O inverno está chegando e com esse friozinho a imunidade tende a diminuir, isso acontece devido a procura por alimentos ricos em gordura e açúcares que geralmente são consumidos com a desculpa de aquecer o corpo. Mas a alimentação pode auxiliar nessa melhora da imunidade, através de nutrientes necessários nessa época do ano. Vamos conhecer alguns:

  • Folhas verdes escuras: possuem ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Exemplos: espinafre e couve.
  • Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resposta imunológica. Exemplos: kiwi, laranja, acerola, limão.
  • Alimentos com tons laranjas e vermelhos: possuem betacaroteno que no organismo será convertido em vitamina A, antioxidante que auxilia na imunidade. Exemplos: abóbora, tomate, cenoura.
  • Fibras e oleaginosas: vão contribuir para o bom funcionamento do intestino, pois um intestino adequado faz uma barreira contra infecções. Exemplos: aveia, quinoa, amaranto, castanha do pará, amêndoas.
  • Temperos: antiinflamatórios e antioxidantes importantes para uma melhor resposta imunológica. Exemplos: alho, gengibre, cúrcuma.

Além disso, temos alguns antibióticos naturais que podem auxiliar em todo esse processo, como é o caso do própolis, alho e do gengibre.

O própolis auxilia na destruição de bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

Já o alho, quando consumido amassado, possui a alicina que tem propriedades antibacterianas, auxiliando no combate de diversas bactérias nocivas.

Então, hora de se cuidar! Cuide da sua imunidade, para passar esse inverno quentinho e saudável.

Comentários

Recomendamos também

1 Comment

  • Responder Sopa de Abóbora, Cenoura, Quinoa e Gengibre. Para esquentar e nutrir o corpo no inverno! - Fru-FrutaFru-Fruta 05/07/2016 at 7:07 pm

    […] Yasmim, nossa colaboradora e nutricionista, falou aqui sobre a importância de consumir certos alimentos no inverno – quando nossa imunidade tende a […]

  • Comente