Doces, Receitas, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Snacks Saudáveis, Vegan

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Com só 4 Ingredientes e Fermentado

14/11/2017 Por
Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Fermentado com 4 ingredientes | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Eu sempre fui fã de iogurte, e quando cortei os laticínios da dieta por causa da minha alergia ao leite, comecei a inventar diversas receitas para substituir esse creminho tão versátil.

Aqui no blog já rolaram alguns: o proteico degradê,  o sem soja com leite de inhame, o proteico com tâmaras, o de frutas vermelhas… e hoje eu trago à vocês o Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! E além de ele ser super fácil, o legal dessa receita é que ela é fermentada, ou seja – faz bem pra flora intestinal pois é rica bactérias boas, e só leva 4 ingredientes básicos. 

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Fermentado com 4 ingredientes | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

O ingrediente chave para dar textura à esse iogurte é a goma xantana. Ela tem esse nome estranho, mas é mais fácil de encontrar do que você imagina. É um ingrediente muito comum na panificação sem glúten, já falamos dela nesse post.  Geralmente ela é vendida à granel, então pode comprar pouco pois utiliza-se bem pouco nas receitas. 

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Fermentado com 4 ingredientes | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

O probiótico, utilizado para fermentar o iogurte, pode ser encontrado em farmácias ou ser manipulado em cápsulas. Mas ele não altera a textura do leite de amêndoas e dá um leve sabor, característico da fermentação. De qualquer forma, ele não é indispensável. Lá no insta alguém deu a ideia de usar kefir de água, o que achei legal. Dá pra testar substituir a água que usamos para bater o leite pelo kefir, assim também teremos um resultado fermentado (e mais barato, hehe). Se testarem, me contem!

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Fermentado com 4 ingredientes | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Também é possível trocar o leite de amêndoas por outro leite vegetal. Só não aconselho o de arroz, pois é muito ralo. Com leite de castanha de caju, de avelã ou até de soja deve ficar bem legal! Eu adicionei fava de baunilha, mas na receita coloquei a essência mesmo só pra vocês não dizerem que é uma receita carésima, haha! Eu usei a fava pq ela estava quase “passando” do ponto mesmo. Com a essência funciona muito bem 🙂

DSC_0073

Chega de blá blá blá e partiu receita? Só não esquece de deixar um comentário ou compartilhar com os amigos, tá? 
A Fru-fruta aqui agradece 🙂 E se testarem, me mandem foto lá no insta (podem usar a hashtag #frufruta).

Beijos,
Pati.

Iogurte de Amêndoas mais Fácil do Mundo! Fermentado com 4 Ingredientes
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 1/2 xícara de amêndoas cruas deixadas de molho em água durante a noite
  2. 2 xícaras de água
  3. 1 cchá de goma xantana
  4. 1/4 cchá de açúcar de coco (ou açúcar mascavo)
  5. 1 cápsula ou sachê de probiótico (comprado na farmácia ou manipulado)
  6. 1/2 cchá extrato de baunilha (opcional)
Instruções
  1. escorra as amêndoas que ficaram de molho e bata com as 2 xícaras de água com um mixer de mão ou no liquidificador até obter um líquido esbranquiçado. Coe em um pano ou voal.
  2. Adicione ao leite a goma xantana (encontrada em casas de produtos naturais), o açúcar e a baunilha e bata novamente. O leite irá engrossar por causa da goma.
  3. Adicione e misture o probiótico e deixe em temperatura ambiente durante a noite (pode tampar com um pano, mas não vede para que a fermentação ocorra). Na manhã seguinte ele estará prontinho! Você pode deixar gelar para ficar ainda mais gostoso.
Observações
  1. Dicas: o açúcar de coco serve só para alimentar as bactérias e ajudar na fermentação. Se quiser o iogurte mais doce, adicione o adoçante de sua preferência.
  2. A fermentação não irá alterar a textura do iogurte, por isso usamos a goma.
  3. Se quiser um sabor mais ácido, adicione suco de limão depois da fermentação.
  4. O probiótico não é indispensável, se quiser você pode fazer sem, o iogurte só não será fermentado mas continuará um creminho delicioso!
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/

Comentários

Recomendamos também

Esse post ainda não tem comentários :( Seja o primeiro!

Comente