Fru-fruta TV, Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Snacks Saudáveis, Vegan

Ketchup Caseiro – Saudável e Delicioso!

19/10/2017 Por
Ketchup Caseiro - Saudável e Delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Se você acha que só dá pra comprar ketchup pronto e embalado no mercado, felizmente você está muitíssimo enganado meu amigo!  Saiba que é possível fazer o seu próprio molho, muito mais saboroso e livre de ingredientes esquisitos, como conservantes e aromatizantes. 

E quer saber mais? É super fácil fazer ketchup caseiro! O trabalho mais difícil fica pro fogão e pro tempo, já que ele é basicamente um molho de tomate com especiarias bem reduzido. 

Ketchup Caseiro - Simplesmente Delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Além de ser mais natural e fresquinho, ainda tem a vantagem de você poder temperar seu ketchup caseiro como preferir: tem quem goste mais agridoce, quem goste de mais especiarias ou de mais acidez. É só ir experimentando e deixar o seu molho com o sabor que te agrada mais!

Nós gravamos a receita em vídeo pra mostrar como é realmente fácil preparar essa delícia em casa:

A receita original de ketchup leva açúcar, pois ele o sabor agridoce é característico do molho. Na versão Fru-fruta, substitui o açúcar branco por melado de cana – a versão mais natural e menos processada do açúcar, que ainda contém muitos nutrientes –  e por suco de maçã integral. Esse último ingrediente, além de contribuir com seus açúcares naturais, adiciona pectina – ingrediente com capacidade de gelificação. Ou seja, o suco de maçã ajuda a dar consistência para o nosso ketchup! Eu usei o da Sucos Campo Largo.

Quem for fã de gengibre pode até dobrar a quantidade que eu coloquei. Minha receita leva menos ingredientes para ser mais simples, mas dá pra deixar a criatividade rolar. Tem quem adicione canela, manjericão e até goiabada

Bora pra receita? Não esquece de deixar um comentário me contando o que achou!

Ketchup Caseiro
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 colheres de sopa azeite de oliva
  2. 1 cebola grande picada
  3. 1 dente grande de alho picado
  4. 2 latas de tomate pelado
  5. 1/2 talo de salsão picado
  6. 1/2 colher de sopa de sal
  7. 1/4 colher de chá Cravo em pó
  8. 1/2 colher de chá de gengibre picado
  9. 1/4 de xícara de melado de cana
  10. 1/3 de xícara de vinagre de maçã
  11. 1/3 de xícara de suco de maçã (usei o integral da Sucos Campo Largo)
  12. Pimenta do reino a gosto
Instruções
  1. Leve a panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola por cerca de 3 minutos, até ficar transparente ou levemente dourada.
  2. Junte o alho, o gengibre e o salsão e refogue por mais 1 minuto. Adicione os tomates enlatados com o líquido. Misture o cravo-da-índia em pó, o sal e a pimenta-do-reino. Regue com o suco e misture.
  3. Quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até reduzir à metade. Desligue o fogo e, com um mixer de mão, bata até ficar liso.
  4. Junte o melado e o vinagre e leve novamente ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Quando esfriar, o molho vai engrossar mais.
  5. Para manter por mais tempo, transfira para vidros esterilizados com fechamento hermético e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e mantenha na geladeira por até 3 semanas.
Observações
  1. Rende bastante, umas 500g! Esse potinho da foto é só pra ilustrar 🙂
  2. Pode congelar, sem problemas!
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Beijos,
Pati.

 

 

Comentários

Recomendamos também

Esse post ainda não tem comentários :( Seja o primeiro!

Comente