Guia, Londres, Mapa Fru-fruta, Vegan, Viagem

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis

10/10/2017 Por
Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

Oi, pessoal!

Quem me segue la no instagram deve ter percebido que tirei umas férias em Londres! A viagem foi espetacular, a cidade é incrível… mas meu verdadeiro caso de amor foi com a comida!

A Inglaterra não é lá super reconhecida por sua gastronomia, convenhamos. Vai ver é esse um dos motivos, somado ao fato de Londres ser hiper-cosmopolita, que permite que a gente encontre por lá sabores das mais diversas culturas… e para as  mais diversas restrições alimentares!  

Se fish and chips não soa como a comida mais interessante de todas e você vive atrás de um café que tenha leite vegetal, você é dos meus!

A cidade me surpreendeu muito positivamente: em qualquer esquina encontramos ótimas opções veganas, vegetarianas, livres de glúten e etc. Praticamente todos os cafés em que entramos ofereciam no mínimo uma opção de leite vegetal (soja), o que é meio que padrão por lá. Além disso, todos os rótulos apresentam informações claras sobre os alérgenos presentes naquele alimento. É o paraíso dos alérgicos!

Minha parceira de viagem, Mari Smolka, também curte essa pegada mais natureba e me levou conhecer vários lugares legais. As opções são tantas que resolvi criar essa lista com dicas de cafés e restaurantes que oferecem opções (deliciosas!) para quem não pode comer qualquer coisa em qualquer lugar. 

 

1 Pret A Manger / Veggie Pret £

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

Londres tem mais Pret A Manger do que ônibus vermelhos! Hahaha! Exageros à parte, o Pret é a salvação para todos os males de um viajante com restrição alimentar: tem wifi, banheiro, cadeiras pra dar um relax, opções vegetarianas e veganas, permite pedir qualquer bebida com leite de coco e tem um em praticamente qualquer esquina. O Pret é pra Londres o que o Starbucks é pra NY. Comparativamente, é mais barato que o Starbucks e oferece bem mais opções saudáveis. 

A rede, que é Londrina e já existe há uns 30 anos, foi pioneira na alimentação saudável e natural. Agora eles estão inaugurando um novo modelo de negócio na cidade, o Veggie Pret, que não tem nenhuma proteína animal em seu cardápio (mas não é vegano!). No Veggie Pret experimentamos um brownie vegano recheado com caramelo salgado que tava gostoso, mas meio enjoativo. A receita do brownie do meu livro é bem mais gostosa, hehehehe #merchan 

Destaques Fru-fruta:

  • Coconut Cappuccino ou Coconut Mocha: a vesão do cappuccino e do mocha com o leite de coco com arroz que, vale ressaltar, é bem diferente do industrializado aqui do Brasil. Tem o Latte também, mas pro meu paladar é leite demais e café de menos.  Custa em torno de £2,70.
  • Golden Turmeric: é o famoso “golden milk”, feito com cúrcuma. O do Pret leva chá preto, gengibre, cúrcuma e mais especiarias. Soa estranho, mas é beeem bom e de quebra ajuda a prevenir resfriados, caso você esteja turistando em um dia de frio e ventania. 
  • Saladas: tem várias, sempre tem opção vegana. Fique atento ao rótulo para escolher uma que se encaixe nas suas restrições.
  • Doces na geladeira: tem várias opções veganas bem legais pro café da manhã como pudim de chia e umas misturebas com pasta de amêndoas e frutas. Também tem mousse de chocolate vegano com coco tostado. Fique atento às legendas, e não confunda “veggie” (vegetariano)  com “vegan”.
  • Mingau Vegano: feito com aveia sem glúten, quinoa e leite de coco. Esquenta a alma, é muito amor e você pode escolher os toppings!

2 Farm Girl Café (Vegetariano / Vegano) ££

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

Passeando pela Carnaby Street acabei encontrando esse lugarzinho cheio de comidas coloridas e lindas! O Farm Girl tem dois endereços em Londres, um em Carnaby Steet em cima da Swetty Betty (uma loja de roupa de ginástica) e outra em Portobello Road. O cardápio conta com “bowls“, que pelo jeito é a moda por lá, para almoçar ou jantar. Você pode montar o seu ou escolher um pronto do cardápio e tem várias opções de vegetais e tudo mais. Eles também servem as toasts: uma fatia de pão torrado com toppings diferentes. 

A parte mais legal do cardápio, na minha opinião, são os lattes coloridos! Eles oferecem opção de 4 leites vegetais diferentes e você pode ficar no básico café com leite ou se arriscar no butterfly matcha (o azul da foto) no charcoal latte (o preto) ou no gold latte (amarelo). Eles custam entre £3,60 e 4,10, e os que já vem com leite vegetal aparecem com um “V” no cardápio.

GET IN MY BELLY 📸 @deepalipatel

A post shared by Farm Girl Cafe (@farmgirlcafe) on

Destaques Fru-fruta:

  • Super Lattes: gostei muito do charcoal, que é feito com leite de castanha de caju e xarope de tâmaras. Não tem gosto esquisito, nem de carvão! O Golden também é ótimo.
  • Mingau de teff: é diferente do de aveia, não fica super cremoso, mas é uma experiência diferente! Vem cheio de frutas e superfoods e alimenta MUITO! Ótimo para aquele café da manhã reforçado

3 Farmacy (Vegetariano / Vegano) £££

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Farmacy é restaurante super charmoso que fica em Nottin Hill, uma das regiões mais posh de Londres. Ou seja? Barato não é! 
Como a maioria dos restaurantes por lá, abre do café da manhã à janta. Nós fomos na hora do almoço. A Mari pediu um bowl oriental com quinoa, avocado, batata doce e muitos vegetais. Eu experimentei a pizza vegana, que na verdade era uma entrada, mas sou #vidaloka e pedi como prato principal mesmo. A que eu pedi era com molho de tomate, alcachofra, queijo de macadâmia e espinafre. Tava bem gostosa e custou £11. 

Uma opção super legal do Farmacy, e que infelizmente acabamos não provando é o chá da tarde (£35) – um clássico inglês completamente reinventado, pois é 100% vegano! Vamos sofrer um pouco com essa foto:

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

eu sofri.


4 Jusu Brothers ££

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Jusu Brothers fica bem perto do Farmacy e tem um ambiente meio minimalista, meio nórdico meio japonês assim… uma loucura. Encontramos ele logo após almoçar no Farmacy, então só tomamos um café. Eu pedi um crumble raw de pêra que tava gostoso, mas nada assiiiiimmm mega inesquecível.  O cardápio é bem interessante, também tem os lattes coloridos e até um sorvete vegano de pistache. Preciso voltar para experimentar!


5 Redemption (Vegano / Sem Glúten) ££

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Redemption é um restaurante/café livre de glúten e açúcar e também todinho vegano. Sabendo disso, essas panquecas MARAVILHOSAS superaram todas as expectativas! O menu inclui saladas, drinks sem álcool e pratos com carne de jaca. Não vejo a hora de voltar para experimentar outros pratos!


6 MaE Deli, da Deliciouslly Ella (Vegano / Sem Glúten) ££

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

A MaE Deli é a rede de restaurantes da Ella Woodward, criadora do DeliciouslyElla. Ela, a Ella (haha, não resisti a piada), tem três “Delis” em Londres. Nós conhecemos duas, mas na primeira vez eu pedi um bowl para jantar e estava MUITO apimentado! Não consegui comer e isso me deixou meio (bastante) de mau humor.  Da segunda vez fomos tomar um café e comemos bolo de cenoura e estava tudo delicioso! O bolo é doce na medida e leva iogurte de coco. Bem delícia mesmo! 

Pelo que eu entendi é tudo livre de glúten e vegano. Eles tem muitas opções de doces, banana bread, brownie e também servem mingau e os bowls salgados. Se você também não é muito chegado na pimenta como eu, vale conferir se sua escolha não é “spicy”!


Pod Food £

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Pod também é uma rede de fast food saudável. Tem várias opções de saladas e pudins de chia, mas também oferece opções quentes com um jeitão asiático. 
Tem legendas informando se a comida é vegetariana, vegana e etc.


Simple Health Kitchen £

Também no formato fast food, diferencial do Simple Health Kitchen é que você pode montar seu prato com uma proteína + acompanhamentos, um formato que não vimos muito por lá. Uma opção legal para quando bater aquela vontade de comer “comida de verdade” durante a viagem.


9 Tibits (Vegetariano / Vegano) ££

Repost from @junesvyda dinnerdate with the fam. #latergram #tibits #vscocam

A post shared by #tibits (@tibits_restaurants) on

 

O Tibits é uma rede de comida vegetariana por quilo. O buffet tem bastante influência indiana e a comida é deliciosa! A maioria das sobremesas eram veganas, o que me fez muito feliz.  Nas terças o buffet é todinho vegano.

Também serve café, bolos, shakes e até drinks. 


10 The FreeFrom Bakehouse – Borough Market £

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Borough Market é por si só um ponto turístico, tipo um mercado municipal. Tem vários produtores locais vendendo seus produtos, comida de rua e várias delícias. O passeio vale super a pena, mas o que importa aqui é essa barraquinha da feira: a FreeFrom Bakehouse, que tem doces sem glúten, sem lactose e opções veganas. Pedimos a cheesecake de coco e manga e, na boa, foi a cheesecake vegana mais gostosa que já experimentei! Também pegamos o brownie, mas nada superaria a cheesecake.

Tentei descobrir a receita com a dona, mas ela não quis me contar! 


Extra: 

Vegan Nights Market 

Londres: 10 Cafés e Restaurantes Saudáveis Imperdíveis | Pati Bianco | Fru-fruta

O Vegan Nights é uma feira só de comida vegana que acontece em shoreditch! Tem várias comidinhas deliciosas. Eles avisam as datas das próximas edições na página do facebook.

Tinha comida salgada também, viu? Eu que só tirei foto dos doces! hehe 


 

Gostou do post? Então comenta aí que eu quero saber, heeein?

Beijos,
Pati.

Comentários

Recomendamos também

Esse post ainda não tem comentários :( Seja o primeiro!

Comente