Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegan

Nhoque Integral de Batata Doce Roxa e Laranja – Um prato lindo, saudável e delicioso!

30/05/2016 Por
Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

  Sem ovo | Fru-fruta
Não é pra menos que a batata doce é a queridinha das dietas: por ter baixo índice glicêmico, esse tubérculo é digerido de forma mais lenta pelo nosso organismo e aumenta a sensação de saciedade da refeição (fonte). Ok, ok… todo mundo já conhece bem esse ingrediente e seus benefícios, mas você já ouviu falar da batata doce roxa e da salmão? Elas tem uma cor super vibrante, saturada, LINDA que deixou a designer aqui bem louca! 

Comprei as minhas batatas coloridas lindas no Mercado Municipal aqui em Curitiba. É só pedir pro pessoal das banquinhas! Alguém há de ter.  Não sei como é em outras regiões do Brasil, parece que esse não é um ingrediente super fácil de ser encontrado… alguém tem mais informações sobre o assunto? Comenta aí no post!

Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-frutaA minha batata doce salmão (que na verdade é bem laranja) ainda veio em formato de flor! É de morrer de lindeza, né?

Para fazer o nhoque integral, misturei a quantidade total das farinhas e o sal, e depois os dividi pela metade, pois resolvi fazer com as duas cores de batata. Para cozinhá-las, inclusive, separe os tubérculos pela cor, em duas panelas diferentes. Senão vai acontecer como quando lava roupa escura com clara, a batata roxa pode manchar a salmão!

Se você preferir usar só uma das cores, utilize as quantidades totais da receita. Ou, se preferir fazer o dobro de nhoque…. só usar 2 receitas! A minha serviu, com sobra, 3 pessoas. 

  Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta
Para aumentar o valor nutricional dos meus nhoques, usei uma mistura de 3 farinhas: trigo integral, quinoa em flocos e araruta em pó. MAS ACALME-SE. Se você não tiver fácil acesso à esses ingredientes, pode substituir a araruta por qualquer outro amido ou fécula (milho, batata, mandioca), e também pode substituir a quinoa em flocos por mais trigo.
Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta
Para uma versão sem glúten, utilize o mix de farinha prontos, ou faça o seu. As proporções são as seguintes:

  • MIX DE FARINHA SEM GLÚTEN:
  • 50% de farinha de arroz integral 
  • 25% de fécula de batata 
  • 25% de polvilho doce

Ex: para fazer 1 kg de farinha sem glúten, misture: 500g de farinha de arroz integral, 250g de fécula de batata e 250g de polvilho doce. Se você for utilizar esse mix para fazer o nhoque, substitua a quantidade total de farinhas da receita por ele.
Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta
Vamos falar dessa apresentação? 

Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Além da beleza natural desses nhoques coloridos, dois elementos deram charme extra à foto:

  1. A louça maravilhosa da Germer Porcelanas:
    Essa fábrica de porcelanas aqui de Curitiba produz louças INCRÍVEIS! Esse prato fundo que usei para servir a massa é da linha Edros, cujas peças são todas texturizadas com triângulos em 3D. Aliás, TODAS as linhas do catálogo deles são demais. Eu passei dias namorando as peças, e mesmo assim foi muito difícil escolher só algumas! Queria tudo!!
  2. O guardanapo de pano da Lupi Design:
    A Lupi também é aqui de Curitiba e produz peças de decoração APAIXONANTES, todas com as estampas autorais, exclusivas e inspiradas no Brasil! Clica no link aí que elas tem loja on-line e entregam em todo o país! Mas já vou avisando: você vai se apaixonar por tudo!!!!

Nhoque de Batata Doce Roxa e Salmão - Um prato lindo, saudável e delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Partiu receita?

Nhoque Integral de Batata Doce Roxa e Salmão
Serves 3
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 250g de purê de batata doce roxa (medida depois de processada)
  2. 250g de purê de batata doce salmão (medida depois de processada)
  3. 24g (1/4 xícara) de quinoa em flocos (medida depois de peneirada)*
  4. 30g (1/4 xícara) de farinha de trigo integral (medida depois de peneirada)*
  5. 30g (4 colheres de sopa) de araruta em pó (ou fécula de batata, ou amido de milho)*
  6. 30ml (2 colheres de sopa) de azeite de oliva
  7. 1 colher de chá de sal
  8. ghee para dourar os nhoques (opcional)
Instruções
  1. Corte as batatas em pedaços grandes e cozinhe, separando-as por cor, em duas panelas cheias d'água até ficarem macias. Escorra, deixe esfriar um pouco, descasque e processe-as ainda mornas, obtendo um purê. Meça 250g de cada purê se for fazer o nhoque com 2 cores, ou 500g para apenas um tipo de batata. Separe os purês em 2 tigelas, reserve.
  2. Peneire a farinha de trigo, meça 1/4 de xícara e reserve. Faça o mesmo com a quinoa. Peneirar vai evitar que o nhoque fique pesado ou muito fibroso. Misture o trigo, a quinoa, a araruta e o sal em um recipiente.
  3. Adicione metade da mistura de farinhas à cada um dos purês de batata (aprox. 45g da mistura para cada purê). Despeje 1 colher de sopa de azeite em cada tigela com o purê e as farinhas.
  4. Misture as massas com as mãos, até obter uma mistura homogênea que desgrude da mão. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de araruta ou amido. Mas cuidado, se colocar farinha demais o nhoque pode ficar duro.
  5. Polvilhe um pouco de araruta ou amido sobre uma bancada. Porcione a massa em 6 e faça rolinhos com a espessura de um pouco mais de 1 dedo. Corte a massa com uma faca da forma que preferir. Eu cortei na diagonal.
  6. Coloque bastante água em uma panela funda e deixe ferver. Adicione os nhoques com cuidado e espere até que eles boiem. Retire com uma escumadeira.
  7. Passe para uma frigideira pré-aquecida (e bem quente) com 1 colher de sopa de ghee e doure os nhoques. Vá adicionando mais ghee à medida que a massa for absorvendo (veganos: utilizem gordura vegetal de preferência)
  8. Sirva com o molho de sua escolha, ou apenas na ghee. Fica uma delícia!
Observações
  1. *Para opção sem glúten, substitua a quantidade total de farinhas (84g) da receita pelo mix de farinha descrito no corpo desse post. (Farinha de Arroz: 42g / Fécula de Batata: 21g /Polvilho Doce: 21g)
  2. Sua batata pode ter a consistência levemente diferente da minha, portanto feeling também é importante para fazer nhoque. Se sua massa estiver molenga demais, adicione mais amido ou mais mix de farinha sem glúten, aos poucos, até ela ficar em uma consistência que permita manusear para cortar os nhoques.
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
E aí, gostou? Deixa um comentário aí me contando!!

Beijos,
Pati.

 

Comentários

Recomendamos também

3 Comentários

  • Responder Phill Ferr 01/06/2016 at 2:02 am

    Receitaça e post-aço! E essas fotos, cara?! Pago um pau pra esse blog!

    O nhoque ainda não fiz. Não sei onde vendem as batatas por enquanto, mas tenho umas que são brancas por fora e roxas por dentro. Quando eu fizer a receita, dou um feedback.

    Valeu, Pati!

    • Responder Pati Bianco 01/06/2016 at 10:44 am

      Querido, muito obrigada!!! 😀 Experimente o nhoque sim, e me conta. Beijos!

  • Responder Cardápios para o Dia dos Namorados - Receitas deliciosas que vão surpreender e ainda fazem bem! - Fru-FrutaFru-Fruta 27/06/2016 at 4:13 pm

    […] Nhoque Integral de Batata Doce (sem lactose/sem […]

  • Comente