Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegan

Polenta, Ragu de Cogumelos e “Polenta Chips” – Sem glúten, Vegana e SENSACIONAL!

30/09/2016 Por
Polenta, Ragu de Cogumelos e "Polenta Chips" - Sem glúten, Sem Lactose, Vegana e SENSACIONAL! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

  Sem ovo | Fru-fruta   

Se tem uma comida que me remete à infância, ela se chama polenta. E quando o assunto é comida salgada, o sangue italiano sempre fala mais alto: polenta, macarrã0, nhoque, pizza, pesto, molho de tomate com manjericão…. Comida italiana é o que há de bom nessa vida! 

Falou “polenta” eu já gamei. Agora completa a frase com “ragu de cogumelos” que é amor na certa! Para dar uma textura ainda mais especial à esse prato, adicionei “Polenta Chips” – uma técnica incrível de transformar a casquinha da polenta em chips crocantes que eu mesma inventei. 

Polenta, Ragu de Cogumelos e "Polenta Chips" - Sem glúten, Sem Lactose, Vegana e SENSACIONAL! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

E vamos combinar que cogumelos frescos também são outro presentinho dos céus, né? Eita coisinha saborosa! E ainda são cheios de proteínas e nutrientes. Por essas e por outras esse prato vegano é uma refeição completa e maravilhosa. E ainda é livre de glúten e de lactose. De nada, amigos

Polenta, Ragu de Cogumelos e "Polenta Chips" - Sem glúten, Sem Lactose, Vegana e SENSACIONAL! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Eu usei 3 variedades de cogumelos: shimeji, shitake e paris, o que conferiu ainda mais sabor e texturas ao meu prato. Mas se você não tiver acesso à todas as variações, use apenas uma! Ou, se quiser misturar outros tipos, manda brasa.

Para o ragu, fiz um molhão de tomates bem caprichados – inclusive usando uma técnica que aprendi com o Massimo Bottura (sim, conheci ele, sou phyna!)  – que inclui assar os tomates, para que eles fiquem mais concentrados e saborosos. 

Se você não quiser fazer molho de tomate, pode fazer essa versão de cogumelos cremosos com biomassa de banana verde, também.

Bora pra receita:

Polenta, Ragu de Cogumelos e "Polenta Chips"
Write a review
Imprimir
Ingredientes Polenta
  1. 1/2 cebola
  2. 1 dente de alho
  3. Azeite para untar e refogar
  4. 500g de fubá
  5. 1 litro de água
  6. Sal a gosto
Ingredientes Ragu de Cogumelos
  1. 400g shitake
  2. 300g cogumelo paris
  3. 300g shimeji
  4. 1 lata de tomate pelado
  5. 1 bandeja (250g) de tomate cereja
  6. 1 cebola média
  7. 1 dente de alho
  8. Azeite para refogar o molho e os cogumelos
  9. Sal a gosto
  10. Pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer Polenta
  1. Pique a cebola e o alho.
  2. Unte uma panela grande e funda, ligue o fogo médio e refogue a cebola picada. Quando ela ficar transparente, adicione o alho e deixe refogar.
  3. Adicione a água e enquanto espera ferver, dissolva o fubá em um pouco de água fria, para que não empelote. Retire a panela do fogo e coloque a pasta de fubá dissolvido, o sal e mexa com um batedor de arame até misturar bem.
  4. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora.
Modo de Fazer Ragu de Cogumelos
  1. Lave, coloque os tomates cereja em uma assadeira e asse-os em fogo baixo por cerca de 30 minutos (ou até murcharem). Esse passo é opcional, mas concentra o sabor dos tomatinhos e deixará seu molho ainda mais delicioso!
  2. Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Refogue metade da cebola no azeite e, quando ela ficar transparente, adicione o alho e deixe refogar também. Adicione o tomate pelado, amassando com um garfo ou espremedor de batatas. Deixe cozinhar em fogo baixo.
  3. Retire os tomatinhos do forno e remova a pele. Adicione ao molho, também amassando, até obter a textura que preferir.
  4. Adicione o sal e a pimenta do reino. Deixe reduzir até ficar com sabor concentrado e engrossar.
  5. Enquanto o molho reduz, limpe os cogumelos com um pano úmido e corte em fatias.
  6. Aqueça uma frigideira grande, despeje uma boa quantidade de azeite (umas 4 colheres de sopa) e adicione 1/3 da outra metade da cebola. Quando ficar transparente, adicione 1/3 dos cogumelos, tempere com sal e deixe refogar até que eles fiquem mais escuros. Repita esse processo até refogar todos os cogumelos. Separei essa etapa em 3 pois os cogumelos soltam bastante água.
  7. Misture os cogumelos ao molho e corrija o sal.
Chips de Polenta
  1. Para fazer os chips, usei a própria casca torradinha que fica “grudada” nas extremidades da panela. Após retirar a parte cremosa, tire a casca dourada com cuidado e corte em triângulos.
  2. Coloque-os em uma assadeira untada, com a parte que estava em contato com a panela voltada para baixo.
  3. Deixe por 10 minutos sob o grill. Se o seu forno não tiver grill, deixe em fogo baixo por 15-20 minutos - verificando para não queimar!
  4. Sirva a polenta, o ragu e decore com os chips.
Observações
  1. Rendimento: 6 a 8 pessoas
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
E também vou deixar essa foto minha com o Massimo aqui em baixo só porque eu ainda não superei o fato de ter trabalhado no mesmo projeto que ele :

Massimo Bottura | Fru-fruta por Pati Bianco

E aí, gostou da receita? Comenta aí contando!
 

Comentários

Recomendamos também

2 Comentários

  • Responder Aline Souza 03/10/2016 at 12:51 pm

    Parabéns pela receita, testei e ficou ótimo! Usei o shitake desidratado mesmo, que era o que eu tinha em casa, e deu certo também. Delícia! ^^

  • Comente