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Quibe de Abóbora Recheado com Homus – Versão vegana e nutritiva do prato árabe!

31/01/2017 Por
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Quem me segue há mais tempo no Instagram ou aqui no blog mesmo, sabe que eu tenho uma queda por comida árabe. Por aqui já rolou receita de esfiha integral e sem glúten, além de eu ser viciada assumida em homus, aquele patê de grão-de-bico.

Hoje a receita árabe que trago pra vocês é uma releitura do famoso quibe, em versão vegetariana e sem glúten (já que o original leva trigo)! Na verdade essa receita é vegana, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. A base da receita é um purê de abóbora cabotiá assada, e no lugar do trigo entra a quinoa: um alimento super completo e rico em proteínas, o que deixa essa receita ainda mais nutritiva!

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O que faz esse prato ficar com aquele gostinho das arábias são as especiarias e a hortelã. Uma versão deliciosa para variar o tradicional quibe, além de ser a opção perfeita para veganos, celíacos ou intolerantes ao glúten. 

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O homus também é rico em proteínas e cálcio, já que leva tahine, a pasta integral de gergelim. Ele é ótimo pra saúde e ainda combina super bem com nosso quibe. 

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Montei a receita em duas apresentações: individual, em potinhos de vidro – que dá pra ver o recheio, e coletivo, numa travessa. Fiz uns tracinhos na diagonal com a ponta da faca para a apresentação ficar parecendo com a quibe tradicional! As amêndoas laminadas finalizam com um toque de crocância e sabor. Vocês também podem usar outra oleaginosa picada, como castanha do pará ou de caju!

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Quibe de Abóbora Recheado com Homus
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Ingredientes
  1. 3 xícaras de quinoa cozida (3/4 xícara do grão cru)
  2. 1 abóbora cabotiá (ou japonesa)
  3. 1 cebola
  4. 1 dente de alho
  5. 1 xícara de folhas de hortelã
  6. 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  7. Tempero sírio e Cominho a gosto
  8. Pimenta do reino a gosto
  9. Sal a gosto
  10. Amêndoas laminadas para decorar
  11. 1 xícara de homus
Instruções
  1. Descasque a abóbora com cuidado. Para facilitar, você pode colocá-la por uns 10 minutos no microondas. A abóbora irá amolecer um pouco e ficará mais fácil de descascar. Corte ao meio, retire as sementes e pique em pedaços pequenos.
  2. Asse em forno médio por volta de 30 minutos, ou até ficar macio (a faca deve entrar sem resistência).
  3. Bata no processador ou liquidificador até formar um purê. Reserve.
  4. Caso ainda não tenha a quinoa cozida, coloque água em uma panela grande para ferver, adicione uma pitada generosa de sal e a quinoa depois que tiver levantado fervura. Cozinhe por 15 minutos, escorra e reserve.
  5. Pique a cebola e o alho. Aqueça uma panela e despeje o azeite. Refoque a cebola e, em seguida, adicione o alho.
  6. Deixe em fogo médio/baixo, adicione o purê de abóbora e a quinoa e misture bem. Adicione os temperos e o suco do limão.
  7. Pique a hortelã, adicione à panela e misture. Desligue o fogo.
  8. Monte o quibe intercalando uma camada de homus e finalize com as amêndoas laminadas.
  9. Leve ao forno médio por mais 20 minutos. Caso seu forno tenha a função grill, deixe por 5 a 10 minutos para dourar o topo.
  10. Sirva quente ou frio.
Observações
  1. Se você achar que o purê de abóbora não está firme o suficiente para o quibe, coloque-o em um pano de prato ou voal e "coe" como se fosse leite vegetal. Assim ele vai soltar água e ficar mais consistente!
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/

Aprenda a fazer o homus aqui.

Gostou do vídeo e da receita?

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Beijos,
Pati.

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