Doces, Outubro Rosa, Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegan

Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet – Alimentos Contra o Câncer

24/10/2016 Por
Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet - Alimentos Contra o Câncer | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

O Bom Gourmet e o Clube da Alice viram a serie de posts do #OutubroRosaFrufruta  e convidaram a mim e à nutricionista Aline Quissak para dar uma aula-show relacionada ao tema no Estúdio Bom Gourmet no último sábado (22)! A aula também foi transmitida ao vivo pela página do facebook do Bom Gourmet, que teve mais de 13 mil visualizações! 

Eu e a Aline montamos um cardápio delicioso com 2 pratos que, além de deliciosos, são poderosos aliados à prevenção e tratamento do câncer, especialmente do de mama.

A aula foi super legal, recheada de dicas preciosas para uma alimentação mais saudável… e de comidinhas sensacionais! O pessoal gostou tanto que me pediu para postar as receitas aqui no blog, então aqui está! 

Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse Vegana de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet - Alimentos Contra o Câncer | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet - Alimentos Contra o Câncer | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Preparamos 2 receitas: um risoto de quinoa com tomatinhos assados, cúrcuma e manjericão e uma mousse de chocolate, servida com nozes. A Aline explica os benefícios nutricionais de cada uma delas:

“A Quinoa possui diversos benefícios, pois contempla proteínas, carboidratos e gorduras do bem no mesmo alimento. Rica em vitaminas do complexo B e cálcio, ela nutre o corpo e nos mantém mais alerta, diminuindo o cansaço. Nessa receita adicionamos o tomate cereja, que possui uma alta concentração de quercitina e licopeno, antioxidantes essenciais para a promoção da saúde. Conseguimos absorver melhor o licopeno quando o aquecemos e combinamos com azeite.

Para trazer ainda mais benefícios, temos a cúrcuma como nosso maior anti inflamatório natural, o qual é potencializado pela presença da pimenta do reino em até 80 vezes. A biomassa de banana verde veio para dar cremosidade e alimentar as bactérias do bem no nosso intestino, responsáveis por nossa imunidade, absorção de ferro e cálcio e ainda promover uma saúde do transito intestinal.

Ou seja, tudo foi pensado com muito carinho e muita ciência para trazer saúde e sabor a esse prato. Magico, como uma receita pode ser tão poderosa, não  é mesmo?”

Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet - Alimentos Contra o Câncer | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta


Clique para assistir ao vídeo da aula completa.

Vamos às receitas?

Risoto de Quinoa com Tomate Assado, Cúrcuma e Manjericão
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 xícara de quinoa em grãos
  2. 1/2 cebola
  3. 1 dente de alho
  4. 1/3 de xícara de biomassa de banana verde
  5. 1/2 colher (sopa) de cúrcuma em pó
  6. 200gr de tomate cereja
  7. Azeite virgem
  8. Pimenta do reino e sal a gosto
  9. Manjericão fresco a gosto
Instruções
  1. Amasse o dente de alho (com casca, mesmo), coloque em uma assadeira junto com os tomatinhos. Regue com bastante azeite e coloque para assar a 180 graus por aprox. 30 minutos ou até as peles racharem.
  2. Enquanto isso, coloque bastante água em uma panela funda, adicione uma pitada caprichada de sal e espere ferver. Adicione a quinoa e cozinhe por 15 minutos, até que fique "al dente".
  3. Escorra a quinoa, jogue um pouco de água fria para parar o cozimento e reserve.
  4. Na mesma panela da quinoa, adicione azeite e a cebola picada. Refogue até que a cebola fique transparente.
  5. Coloque a biomassa e mexa até formar uma mistura cremosa. Adicione os tomates junto com o azeite, mas sem o dente de alho amassado.
  6. Adicione a quinoa cozida, a cúrcuma, a pimenta e misture bem. Prove e corrija o sal e a pimenta.
  7. Adicione o manjericão e misture novamente. Finalize com um fio de azeite extra-virgem.
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/

Não sabe preparar biomassa? Aprenda:
Biomassa de banana: Manual Ilustrado

“Esse mousse por ter o abacate como base é essencial para absorção de vitaminas lipossoluveis, ou seja, vitaminas que precisam da gordura para serem absorvidas como A, D, E e K. A Vitamina D ainda mais essencial na prevenção do câncer de mama.

Alem disso, o abacate é rico em cálcio, magnésio e proteínas que auxiliam na formação do nosso sistema imune, fortalecendo nosso corpo contra infecções. Adicionalmente temos o cacau, um dos maiores antioxidantes do planeta, formando um escudo protetor nas nossas células diminuindo o risco do desenvolvimento de doenças e do envelhecimento precoce. Para potencializar ainda mais essa receita, combinamos o mel puro que traz o sabor doce e as propriedades anti inflamatórias e bactericidas.

Dessa forma, temos uma riqueza de nutrientes nessa sobremesa maravilhosa que pode ser consumida no final da noite para modular nosso sono! Bom de mais, não e mesmo? Mas lembrem -se, pessoas com câncer ou outras doenças que precisam de um cuidado especial, procurem sempre um profissional capacitado para adequações individuais.”

Mousse de Chocolate (Sem Leite / Sem Ovos / Sem Glúten)
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 1/2 xícara de abacate maduro
  2. 1 colher (sopa) de cacau em pó
  3. 1 colher (sopa) de mel
  4. 1/2 colher (chá) de café solúvel OU 1 dose de café expresso
  5. Nozes para finalizar
Instruções
  1. Bata todos os ingredientes em um processador. Quebre as nozes por cima e sirva gelado!
Observações
  1. Para que a receita torne-se vegana, troque o mel por melado ou agave.
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Gostaria de agradecer ao Clube da Alice e ao Bom Gourmet pelo convite, à Aline Quissak pela parceria e ao VERD&Co, que além de fornecer todos os ingredientes, ainda nos presentou com um suco prensado a frio delicioso – também poderoso combatente do câncer: o “berries”, feito com amora, mirtilo, laranja, melancia, maçã e gengibre ! 

Risoto de Quinoa com Tomate e Cúrcuma e Mousse de Chocolate | Aula Estúdio Bom Gourmet - Alimentos Contra o Câncer | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Espero que tenham gostado!! 

Beijos,
Pati.


As fotos do post são do meu querido namorado e fotógrafo oficial, Rodrigo Brenner! 

Comentários

Recomendamos também

Esse post ainda não tem comentários :( Seja o primeiro!

Comente