Receitas, Salgados, Sem Lactose, Vegan

Sfiha com Massa Integral – Sem Lactose e Sem Ovos

25/08/2015 Por
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Chama o Habib  que há em você e vem conferir essa receita que não leva nem leite, nem ovos e ainda é integral!

Êta culinária maravilhosa essa a árabe! Tem homus, tem babaganush, tem quibe, tem sfiha… Huuum! Acho que como mais no restaurante árabe do que em churrascaria. Pensando nesse meu amor pela culinária lá do oriente, resolvi tentar uma receita meio nova, meio inventada, meio adaptada… e saíram essas esfihas integrais! Elas não ficaram lááá nenhuma lindeza, mas eu juro que ficaram pra lá de gostosas!

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A massa é vegana, mas eu recheei com a tradicional carne moída. Caso carne não seja a sua, troque o recheio pelo que der na telha – só não deixe de experimentar essa receita que cativou os coraçõezinhos da Bruna Michelin da Salted Caramel  e da Ana Spengler, do Muito Além da Cozinha

Aliás, a dupla me ajudou a produzir (Ana) e fotografar (Bruna) essas e as próximas fotos que vão pintar por aqui, já que fiz um lanche cheio de delícias Fru-fruta pra elas. Então corre pegar o carderninho pra anotar a receita! (ou salva o pdf aqui do site mesmo, hehe).

Sfiha Integral
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Ingredientes
  1. 1 e 1/2 ​xícaras (de chá) de farinha de trigo
  2. 1​ ​xícara (de chá) de farinha de trigo integral
  3. ​3 colhereres (de sopa)​ fermento biológico
  4. ​​1/2​ ​colher (de sopa) de açúcar demerara ou branco
  5. 3/4​​ xícara (de chá) de água morna
  6. 1/2​ ​xícara (de chá) de óleo vegetal ou azeite
  7. 1/2​ ​colher (de sopa) de sal
  8. 1 colher (de chá) de chia ou linhaça
Instruções
  1. Misture as farinhas, a chia e o sal e reserve. Em uma tigela grande, misture o fermento biológico, o açúcar, a água morna, o óleo vegetal ou azeite​. ​Adicione a mistura de farinhas aos poucos, sovando delicadamente a massa. ​Ela ​estará no ponto quando desgrudar da vasilha e das mãos com facilidade.
  2. A massa cresce rápido, por isso você terá que ser ágil. Em um balcão limpo, polvilhe farinha de trigo, pegue uma quantidade que dê o tamanho da esfiha que você desejar, e faça bolinhas com toda a massa, tomando cuidado para que as bolinhas estejam lisas e uniformes.
  3. Abra uma a uma, tomando cuidado para não ter áreas mais finas; cerca de 0,5 centímetros de espessura está ótimo. Coloque o recheio no centro, encoste dois dos lados da massa, em seguida junte com a parte de baixo, formando um triângulo. Procure deixá-la bem fechada, como também evitar fazer “pontas” muito grandes, que poderão ficar um pouco cruas devido ao acúmulo de massa. Faça isso com todas e ajeite-as na assadeira, dando uma distância de 1 dedo uma da outra. Asse em forno médio pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourarem.
Adapted from Presunto Vegetariano
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
E aí gostou? Beijos e مع السلامة! (ou “tchau”, pra quem ainda não aprendeu árabe ;p)

Fotos: Bruna Michelin

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