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Tandoori Quinoa com Lula – um prato com delicioso sabor indiano!

12/05/2016 Por
Tandoori Quinoa com Lula - um prato com delicioso sabor indiano! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

  Sem ovo | Fru-fruta   

Masala é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes. O curry é um tipo de masala, o garam masala. Ouvi dizer que, na Índia, curry é o nome de um prato, e não de um tempero. Foram os ingleses que confundiram as coisas e chamaram o tempero com o nome de prato e acabaram difundindo essa denominação em boa parte do mundo.  #confusãointercontinental

O Tandoori Masala é uma dessas misturas. Ele tem a coloração avermelhada graças à presença de páprica picante e colorífico. Seu sabor é bastante acentuado e deixa uma picância deliciosa na comida. E nesse post resolvi fazer dois em um: vou ensinar a preparar o Tandoori e também um prato delicioso com ele, que batizei de Tandoori Quinoa com Lula

Aprendemos a preparar o masala na aula do Chef Washington Silvera no curso de Cuisine Santé. A cozinha ficou toda cheirando à especiarias, foi uma delícia! Essa receita rende bastante, então depois de pronto é só conservar seu masala em pote fechado e ir usando em carnes, peixes ou legumes. Ele dá um sabor todo especial em qualquer preparação salgada! 

Vocês também encontram o tempero pronto em casas de especiarias,  o que facilita bastante a receita! Para os mais aventureiros, pega o pdf da receita, imprime e leva com você no mercadão aí da sua cidade. Se tiver alguma coisa que você não conhece, com certeza o pessoal de loja de especiarias vai te dar uma mão! É tiro e queda: 

Tandoori Masala
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Ingredientes
  1. 36g de garam masala (ou curry)
  2. 3g de pimenta do reino preta
  3. 18 de sementes de coentro
  4. 10g de sementes de cominho
  5. 12g de cúrcuma
  6. 100g de páprica picante
  7. 40g de colorífico
Instruções
  1. Em uma frigideira tostar a pimenta do reuno e as sementes de coentro e cominho. Apure. Agregar a cúrcuma, o garam masala, o colorífico e a páprica picante, apure em fogo baixo.
  2. Triture as especiarias em um processador e depois passe por uma peneira.
Observações
  1. Conservação: até 60 dias
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Agora vamos à quinoa? Se vocês colocarem na busca aqui do blog, vão ver que eu sou fã e vivo inventando pratos com quinoa. Ela vai super bem com tudo e é altamente nutritiva. Tem quem a compare nutricionalmente ao leite materno! Imaginô?!

Tandoori Quinoa com Lula - um prato com delicioso sabor indiano! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Quem não gostar muito de pimenta, aconselho que vá adicionando o tandoori masala aos poucos e sentindo a potência. Depois não digam que não avisei, hein?!

Tandoori Quinoa com Lula
Serves 3
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Lula
  1. 300g de lula cortada em anéis
  2. Sumo de 1 limão
  3. Sal e pimenta do reino à gosto.
  4. Azeite para refogar
Quinoa
  1. 1 e 1/2 xícaras (chá) de quinoa em grãos deixadas de remolho por 8 horas (o remolho é opcional, serve para reduzir os antinutrientes)
  2. 3 xícaras (chá) de água quente
  3. 1 cebola pequena picada
  4. 1 dente de alho pequeno picado
  5. Azeite para refogar
  6. 1 colher (sopa) de Tadoori Massala
  7. 3/4 xícara (chá) leite de coco
  8. Salsinha e cebolinha a gosto
  9. Sal a gosto
Instruções Lula
  1. Misture a lula com o limão, o sal e a pimenta e deixe marinando. Na frigideira bem quente jogue o azeite e a lula, ela fica pronta bem rápido - coisa de 3 minutos. Fique de olho, senão vai ficar borrachuda! Reserve.
Instruções Quinoa
  1. Coloque a água para esquentar em uma chaleira. Refogue a cebola e o alho no azeite e, depois que murcharem, adicione a quinoa sem a água do remolho. Dê uma leve misturada e adicione a água. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (fique de olho na consistência, eu gosto mais al dente.) Quando secar, adicione o leite de coco, o Tandoori Massala, a lula reservada, a salsinha e a cebolinha e misture bem.
Observações
  1. Serve: 3 porções
Fru-Fruta http://www.frufruta.com.br/
Esse prato “se basta”, podendo ser servido como único numa refeição. É low carb, super saudável, cheio de especiarias que aceleram o metabolismo e ainda leva lula, que  eu particularmente amo e que dá textura e sabor especiais para essa preparação.

Para quem não for fã do molusco, pode substituir por camarão ou frango. Pra quem não consome carne, pode optar legumes cortados em cubinhos ou tofu defumado – huuum, salivei!

E aí, gostou da receita?
Comenta!

Beijos,
Pati.

 

Comentários

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1 Comment

  • Responder Priscila 01/03/2017 at 11:06 am

    Tenho a quinoa em flocos em casa, é possível substituir a quinoa em grãos pela em flocos?

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