Artigo, Nutrição Funcional

Biomassa de Banana Verde. Paixão passageira ou amor pra vida toda?

27/01/2016

Acredito que todos já devem ter visto ou ouvido falar sobre ela, mas você sabe quais os benefícios da biomassa de banana verde?

A biomassa é uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoito, pães, sucos e vitaminas, pois ela funciona como um espessante. A Pati já postou diversas receitas aqui feitas com ela como o Picolé, o Beijinho e o Strogonoff.

Mas por quê, afinal, fala-se tanto desse ingrediente com nome esquisito?

A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras, não sendo digerido e nem absorvido.

Contudo, a sua ação mais incrível é no intestino. Lá ela é utilizada por bactérias boas do nosso organismo como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, responsável pela absorção dos nossos queridos nutrientes. Além disso, auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadro como diarreia, obstipação e ainda prevenindo doenças como obesidade, colesterol e diabetes. 

Além de todos esses benefícios, ela é rica em vitamina A e vitaminas do complexo B, além de minerais como fósforo, magnésio e potássio.

A biomassa é um ingrediente que está na moda por mérito e que veio para ficar, pois ajuda a cuidar da nossa saúde.

Então, respondendo à pergunta do título… é amor pra vida toda!

Ilustrações: Pati Bianco

Comentários

Você também pode Gostar:


7 Comments2

  • Avatar
    Reply Alessandra 27/01/2016 at 12:39 pm

    Que legal, to descobrindo a biomassa agora, fiz pela primeira vez e curti bastante. Agora é aprimorar as receitas e inclui-la de vez no cardápio.

  • Leave a Reply